Notícias

MOTORISTA NATURAL DE HORIZONTINA É ENCONTRADO MORTO NO PÁTIO DE UMA ALGODOEIRA NO MATO GROSSO

MOTORISTA NATURAL DE HORIZONTINA É ENCONTRADO MORTO NO PÁTIO DE UMA ALGODOEIRA NO MATO GROSSO

Nesta quinta-feira, 19 de fevereiro, por volta das 06h30min, Pablo Juliano Zimmermann, de 46 anos, foi encontrado morto no pátio de uma algodoeira localizada no município de Ipiranga do Norte, em Mato Grosso. De acordo com o portal Estadão MT, a Polícia Militar foi acionada após uma ligação no celular funcional da guarnição, informando sobre a presença de um motorista de caminhão supostamente sem vida. Diante da situação, os policiais solicitaram apoio da ambulância do Pronto-Socorro Municipal. O médico plantonista constatou o óbito e apontou indícios de morte natural, não sendo observadas marcas de violência no corpo da vítima. A Polícia Judiciária Civil do município de Sorriso foi comunicada sobre a ocorrência. O investigador responsável repassou as informações ao delegado de plantão, que avaliou não haver necessidade de deslocamento até o local, considerando as características aparentes de morte natural. A área foi isolada e preservada pela Polícia Militar até a adoção das providências cabíveis. O caso seguirá sendo acompanhado pelas autoridades competentes. O corpo de Pablo Juliano Zimmermann está sendo transladado para Horizontina, com previsão de chegada após às 18h desta sexta-feira, 20 de fevereiro, e será velado na Capelinha da Igreja Matriz Católica Nossa Senhora do Rosário. A celebração de encomendação será divulgada posteriormente. O sepultamento será realizado no Cemitério Municipal de Horizontina. À família enlutada, as nossas sinceras condolências e que Deus conforte vossos corações nesse momento de perda e dor! Silvio Brasil/Lupa Notícias com informações do Portal Estadão MT.

4 meses atrás Videoclipes
Polícia Civil prende responsáveis por estabelecimentos e apreende mais de 400 quilos de carne imprópria para consumo em Vacaria

Polícia Civil prende responsáveis por estabelecimentos e apreende mais de 400 quilos de carne imprópria para consumo em Vacaria

A Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Polícia de Vacaria, realizou ação integrada de fiscalização com a Vigilância Sanitária Municipal e a Inspetoria Veterinária, com foco na repressão a crimes contra as relações de consumo e contra a saúde pública. Durante a operação, foram fiscalizados estabelecimentos comerciais do ramo alimentício no município de Vacaria, ocasião em que foram apreendidos mais de 400 (quatrocentos) quilos de carne imprópria para consumo humano. Os produtos apresentavam irregularidades sanitárias, estando armazenados e expostos à venda em desacordo com as normas vigentes, carne sem origem e sem inspeção. Diante da materialidade delitiva constatada no local, os responsáveis pelos estabelecimentos foram conduzidos à Delegacia de Polícia. Um deles, que é proprietário, está sendo autuado em flagrante e será encaminhado ao Presídio. Uma mulher, que estava em outro estabelecimento, será ouvida e liberada, pois não é a responsável pelo comércio, apenas funcionária. Os investigados responderão, em tese, por crimes previstos na legislação que tutela as relações de consumo e a saúde pública, especialmente pela comercialização e armazenamento de mercadoria imprópria ao consumo, art. 7º, inciso IX, da Lei 8.137/90. A ação demonstra o compromisso da Polícia Civil com a proteção da saúde da população e com a repressão qualificada às práticas que colocam em risco a coletividade, reafirmando a atuação integrada entre os órgãos de fiscalização no município. Fonte: Serviço de Comunicação Social da 25 Delegacia de Polícia Regional do Interior. MB Notícias

4 meses atrás Videoclipes
Assaltantes presos em Santa Bárbara do Sul após praticarem roubo de veículo em Panambi

Assaltantes presos em Santa Bárbara do Sul após praticarem roubo de veículo em Panambi

Foram conduzidos para a Penitenciária Modulada de Ijuí na madrugada desta quinta-feira , dia 19, os dois indivíduos presos em Santa Bárbara do Sul após roubarem um veículo em Panambi. Foram ouvidos na Delegacia de Polícia de Panambi e após os trâmites legais foram levados para a carcerária. O roubo Um roubo de veículo em Panambi terminou com a prisão dos suspeitos de autoria em Santa Bárbara do Sul De acordo com a ocorrência, por volta das 19h30, o proprietário de uma camionete Ford/Ecosport saia da academia e ao se aproximar de seu veículo Ford Ecosport que estava estacionado na Avenida Konrad Adenauer, nas proximidades do Supermercado Samambaia ,foi abordado por dois indivíduos. Pelo menos, um deles estava armado de revólver. A dupla anunciou o roubo, e renderam o proprietário do veículo que foi obrigado a entregar as chaves e o telefone celular. Em seguida fugiram com o veículo roubado. A Brigada Militar foi acionada e iniciou as buscas. Por volta das 20h30, a Ecosport foi avistada por testemunhas trafegando pela BR-285, em direção a Saldanha Marinho. As guarnições da BM saíram no encalço dos assaltantes que, ao perceberem a aproximação da viatura, foram seguidos por uma guarnição de Santa Bárbara do Sul. Durante a perseguição, o motorista perdeu o controle, saiu da pista e o veículo parou em uma lavoura às margens da BR-285, próximo ao KM 387 da BR 285, entre Santa Bárbara do Sul e Saldanha Marinho. Os dois assaltantes abandonaram o carro e fugiram a pé em direção a uma área de mata. As guarnições da Brigada Militar iniciaram o cerco policial. Por volta das 23h50, policiais militares de Panambi e de Santa Bárbara do Sul com apoio da Força Tática, do BP Choque e do setor de inteligência localizaram e prenderam os dois indivíduos na Rua Reinaldo Vicente Lírio, no Bairro Juventude em Santa Bárbara do Sul. Turismo Panambi Um dos presos tem 20 anos e é natural de Carazinho, e o outro, de 21 anos, é natural de Chiapetta. Os dois indivíduos com passagens policiais por furto, extorsão, lesão corporal e posse de entorpecentes, foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Panambi onde foi decretada prisão em flagrante sendo conduzidos para a Modulada de Ijuí. O veículo foi removido ao depósito do guincho da empresa Marcon, autorizada pelo Detran RS. Fonte: Rádio Sulbrasileira

4 meses atrás Videoclipes
Ações práticas para minimizar as perdas de soja para a estiagem

Ações práticas para minimizar as perdas de soja para a estiagem

O Rio Grande do Sul enfrenta mais uma safra com problemas climáticos para o seu principal cultivo, a soja, cultura espalhada em mais de 6,8 milhões de hectares. “Na maior parte do período (da safra), as condições climáticas foram desfavoráveis, caracterizadas por déficit hídrico, temperaturas elevadas (atingindo 40°C na região das Missões), alta demanda evaporativa da atmosfera e baixa umidade relativa do ar”, descreveu o ambiente para a oleaginosa a Emater/RS-Ascar em seu Informativo Conjuntural da semana passada. “Esse conjunto de fatores provocou estresse hídrico em parte das áreas com sintomas fisiológicos, como murchamento, senescência foliar precoce, abortamento de flores e vagens, redução e queda da área foliar, comprometendo o potencial produtivo em diversas regiões”, complementou. E como quase que a totalidade da área gaúcha da oleaginosa é cultivada sem o recurso da irrigação, resta ao produtor estabelecer um manejo agronômico já comprovado que consiga mitigar os efeitos da falta de água nas lavouras. O pesquisador Alvadi Balbinot Júnior, da Embrapa Trigo, sediada em Passo Fundo (RS), menciona algumas iniciativas que podem levar a plantação a ser mais resiliente à má vontade das nuvens. “O principal fator que limita a produtividade e a rentabilidade da soja brasileira é o déficit hídrico, a falta de água. Esse é um problema complexo para manejo, mas o agricultor tem na mão algumas estratégias para amortecer, para minimizar as perdas, e nós temos aí algumas estratégias para isso”, argumentou o especialista no programa AgroCast Embrapa. Para começar, lembrou, é fundamental fazer o recomendado manejo integral do solo. “A primeira (iniciativa) e sem dúvida a mais importante é a construção de um perfil de solo com adequada fertilidade química, física e biológica em sistema plantio direto, sem limitações físicas ou químicas, como alumínio, para o crescimento radicular da soja de forma vigoroso em alta produtividade, acessando a água que está em subsuperfície”, esclareceu. Conforme ele, a lavoura em sistema plantio direto, desde que bem conduzido, permite a melhor infiltração de água no solo, “o que é um primeiro fator que minimiza as perdas por falta de água, ou seja, a água tem que ficar no solo que estamos cultivando”, justificou. Além disso, visto a cobertura da superfície da terra pela palhada, ocorre uma redução de perda de água por evaporação, e ainda permite a redução da temperatura no ambiente. “Nós temos alguns trabalhos mostrando que o crescimento radicular da soja pode atingir até dois metros de profundidade”, disse. “E numa situação em que se tenha uma adequada estrutura de solo, com bioporos contínuos, essa raiz pode chegar então a dois metros, acessando a água em camadas mais subsuperficiais.” Variedades resistentes A segunda iniciativa, igualmente muito importante, é a priorização de cultivares que tenham uma maior tolerância à seca. “Sabemos que temos algumas cultivares de soja mais estáveis e essas devem ser escolhidas, principalmente naquelas regiões que têm maiores problemas de seca”, sugeriu. “Um terceiro ponto é a questão do ajuste do manejo da cultura. E aí chamamos a atenção na densidade de plantas. Não podemos nem ter poucas plantas, porque senão numa condição de seca no (estágio) vegetativo a cultura não consegue ‘fechar’ a lavoura, mas, por outro lado, não podemos ter um exagero de plantas que pode, lá no (estágio) reprodutivo, representar um consumo exagerado de água, fazendo com que tenhamos perdas muito significativas”, argumentou. Além dessas estratégias, o pesquisar mencionou ainda a irrigação, naturalmente quando viável ao produtor. “E eu não poderia deixar de falar da semeadura da soja respeitando o zoneamento agrícola para cada região”, ainda acrescentou. “Dessa forma, teríamos aí um manejo integrado desse problema complicado, complexo, sempre visando amortecer as perdas, reduzir, porque sem água evidentemente não vamos conseguir produzir nenhuma cultura”, afirmou. Publicação dá dicas A Embrapa disponibiliza em seu site o Comunicado Técnico “Programa de Tecnologias para Enfrentamento da Seca na Soja – TESS”, publicação gratuita que pode ser baixada em PDF no site da instituição, em que são descritas as muitas ações coordenadas da Embrapa na pesquisa e transferência e difusão de tecnologias para minimizar os efeitos do déficit hídrico na cultura em nível nacional. “Além do histórico de perdas por veranicos, as projeções futuras para a soja brasileira, no contexto do aquecimento global, apontam para um cenário de intensificação dos eventos de seca nas próximas décadas com impactos ainda mais severos às lavouras”, alerta a publicação. Fonte: Correio do Povo Postado: Clecio Marcos Bender Ruver

4 meses atrás Videoclipes
RS terá sol entre nuvens enquanto instabilidade avança com abafamento nesta quinta-feira

RS terá sol entre nuvens enquanto instabilidade avança com abafamento nesta quinta-feira

Foto: Guia Crissiumal MetSul Meteorologia O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, mas ainda de manhã o tempo se instabiliza e chove no Oeste gaúcho. No decorrer do dia, a instabilidade avança e atinge áreas do Noroeste, Campanha, Centro e Sul. Há risco alto de chuva localmente forte, especialmente em pontos da fronteira com o Uruguai e Campanha. Alerta-se para o risco de vendavais, alguns até isoladamente fortes e com danos, sobretudo na Metade Oeste. Em Porto Alegre, o dia tem sol e calor, mas não se afasta instabilidade à noite. O calor segue no estado e mais intenso no Noroeste e no Norte gaúcho. Bolha de calor cobre o Norte da Argentina e o Paraguai com máximas acima de 40ºC e sensação térmica em alguns pontos ao redor de 50ºC. Na terça, a localidade argentina de Rivadavia atingiu 43ºC. A bolha de calor já trouxe máximas excessivamente altas no Oeste e no Noroeste gaúcho. Fez 39,3ºC em Garruchos; 38,8ºC em Porto Xavier; 38,4ºC em Doutor Maurício Cardoso; 38,2ºC em São Borja; 37,9ºC em Santa Rosa; 37,8ºC em Porto Vera Cruz; e 37,6ºC em Santo Antônio das Missões. Postado: Clecio Marcos Bender Ruver

4 meses atrás Videoclipes
GRAVE ACIDENTE DEIXA TRÊS FERIDOS NO INTERIOR DO RS

GRAVE ACIDENTE DEIXA TRÊS FERIDOS NO INTERIOR DO RS

Três pessoas que estavam em um Chevrolet Classic ficaram feridas após uma colisão que também envolveu uma Toyota SW4, em Vacaria. O acidente foi na manhã desta terça-feira (17), no km 20 da rodovia federal. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista do Classic estava consciente e estável, porém não conseguiu saiu do veículo devido aos danos. Assim, ele foi retirado pela equipe e imobilizado. Outros dois ocupantes do carro foram removidos com técnicas de desencarceramento em estado estável. Já na Toyota SW4 estavam quatro ocupantes, todos argentinos que seguiam viagem em direção a Santa Catarina. Eles já estavam fora do veículo, caminhando pelo acostamento, sem lesões aparentes. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também atendeu ao acidente. Os bombeiros ainda realizaram a limpeza da rodovia devido ao óleo derramado.

4 meses atrás Videoclipes
Arrombamento em ótica mobiliza Brigada Militar no Centro de Ijuí

Arrombamento em ótica mobiliza Brigada Militar no Centro de Ijuí

Uma loja de ótica localizada na Rua do Comércio, no Centro de Ijuí, foi alvo de arrombamento no final da noite desta terça-feira (17). De acordo com as informações apuradas, um homem utilizou uma pedra para quebrar a porta de vidro do estabelecimento e invadiu o local. Diversas joias e relógios foram furtados durante a ação criminosa. A Brigada Militar foi acionada e agiu rapidamente, realizando buscas nas proximidades. Parte dos objetos furtados foi recuperada pelos policiais. Até o momento, o autor do crime não foi localizado. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil. Fonte: Paulo Marques Notícias

4 meses atrás Videoclipes
Quarta-feira terá tempo abafado com chuva isolada e passageira no RS

Quarta-feira terá tempo abafado com chuva isolada e passageira no RS

A Quarta-Feira de Cinzas será mais um dia de sol e tempo abafado no Rio Grande do Sul. O sol aparece com nuvens, mas em diferentes pontos do estado ocorrem momentos de maior nebulosidade em parte do dia. A atmosfera quente mantém a instabilidade, mas que será menor que nos últimos dias no território gaúcho. Vai chover nesta quarta-feira de forma isolada e passageira em pontos principalmente do Oeste e da Metade Norte gaúcha e localmente com forte intensidade. O calor prossegue e com sensação de abafamento. As maiores máximas ocorrem junto à Fronteira Oeste por efeito de uma bolha de calor no Norte da Argentina e no Paraguai. Em Uruguaiana, a temperatura pode chegar a 35ºC. Postado: Clecio Marcos Bender Ruver

4 meses atrás Videoclipes
Fale Conosco