Rádio Guajuvira

Bate-papo

      Bem-vindo ao chat

      Últimas Notícias

      Crissiumal registra o dia mais frio do ano até agora e amanhece com geada

      Crissiumal registra o dia mais frio do ano até agora e amanhece com geada

      Crissiumal registrou nesta quarta-feira (24/06) o dia mais frio do ano até agora em 2026. No termômetro do Guia Crissiumal, a temperatura mínima foi de 2°C. No entanto, em localidades do interior do município, os termômetros marcaram temperaturas ainda mais baixas, inclusive negativas. Houve formação de geada em pontos de baixada da cidade e também do interior do município. Em outras áreas, a presença de nevoeiro e da umidade impediu a ocorrência do fenômeno. Vale destacar que a formação de geada ocorre quando há condições favoráveis, como céu limpo durante a noite e vento calmo, especialmente em baixadas e áreas rurais. A quarta-feira será de tempo firme e ensolarado, mas o frio continua, pelo menos até o final de semana, quando a chuva deve retornar à região. Fonte / Fotos: Guia Crissiumal Postado por: Clecio Marcos Bender Ruver Publicado em: 25/06/2026 as 08:20

      2 horas atrás
      Brigada Militar apreende bebidas de origem estrangeira durante operação em Doutor Maurício Cardoso

      Brigada Militar apreende bebidas de origem estrangeira durante operação em Doutor Maurício Cardoso

      A Brigada Militar apreendeu uma carga de bebidas de origem estrangeira na manhã desta quarta-feira, 24 de junho, durante ações da Operação Convergência, no município de Doutor Maurício Cardoso. Durante a realização de uma barreira policial, os policiais abordaram um veículo Fiat Palio. Em revista no interior do automóvel, foram encontradas 148 garrafas de bebidas oriundas da Argentina. Diante da constatação, a Brigada Militar realizou os procedimentos legais cabíveis, confeccionando a documentação pertinente. As mercadorias e o veículo foram apreendidos e colocados à disposição da Receita Federal do Brasil, que dará sequência aos trâmites administrativos e à apuração da situação fiscal dos produtos. A ação integra as atividades da Operação Convergência, que intensifica o policiamento e a fiscalização na região, especialmente no combate ao contrabando, descaminho e outros crimes transfronteiriços. FONTE JORNAL FOLHA CIDADE

      5 horas atrás
      Terremoto de magnitude 7,5 atinge Venezuela e derruba prédios em Caracas

      Terremoto de magnitude 7,5 atinge Venezuela e derruba prédios em Caracas

      O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) reportou dois tremores com epicentros separados por cerca de 5 km de distância, um de magnitude 7,2 e outro de 7,5. O epicentro do tremor mais forte foi registrado na cidade venezuelana de Montalbán a 168 km da capital, a uma profundidade de 13 km, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). "É provável que haja um elevado número de vítimas e danos extensos, e é provável que o desastre seja generalizado", afirmou o USGS. O tremor também foi sentido em diversos locais da região Norte do Brasil, como Manaus, em Belém do Pará, no Amapá e em Roraima, onde os moradores também deixaram alguns prédios. "Alguns prédios vieram abaixo (em Caracas) e casas desabaram", disse o ministro do Interior, Diosdado Cabello, na televisão estatal. Ele não apresentou estimativas iniciais de mortos ou feridos e afirmou que protocolos estavam sendo seguidos para obter mais informações. Alertas de tsunami foram emitidos para ilhas do Caribe, mas posteriormente retirados. Um outro terremoto, de magnitude 6,9 também atingiu a principal ilha do Japão, Honshu. Segundo relatos da agência Reuters, moradores de Caracas correram para evacuar os prédios enquanto o terremoto sacudia as construções. Uma testemunha relatou que rachaduras surgiram na fachada de seu edifício. Muitos venezuelanos estavam em casa quando o terremoto ocorreu, celebrando um feriado que comemora uma vitória militar de 1821, a qual garantiu a independência da Venezuela em relação à Espanha. O terremoto foi seguido por diversos tremores secundários sentidos até em partes do território colombiano. Caracas havia sofrido um grande terremoto pela última vez em 29 de julho de 1967, de magnitude 6,6, que deixou entre 225 e 300 mortos, segundo estimativas da época, e mais de 1.500 feridos. Fonte: g1 Foto: Juan Barreto/AFP MB Notícias

      6 horas atrás
      Dr. Maurício Cardoso é exemplo na conservação de solos

      Dr. Maurício Cardoso é exemplo na conservação de solos

      O pequeno município de Doutor Maurício Cardoso, localizado no Nordeste do Rio Grande do Sul, se tornou uma referência em conservação de solos agrícolas. Tanto que recebeu, recentemente, visitantes de Novo Xingu, além de dirigentes da Emater/RS-Ascar e da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) para mostrar as iniciativas de boas práticas agrícolas implantadas na metade dos anos 1990, época em que ainda se praticava, no local, a agricultura convencional. Grande parte dos produtores adotou o sistema plantio direto com suas fundamentais ações de não revolvimento de solo e cobertura permanente da superfície, além da rotação de culturas. O destaque do método são os terraços, inseridos no sistema de conservação baseado em microbacias hidrográficas. A agricultura no município é empreendida em 758 propriedades (distribuídas em 17 comunidades), 40% das quais em áreas inferiores a 10 hectares. No verão, são 13.750 hectares de soja e 5 mil de milho, além de outros 5 mil hectares de trigo no inverno. O trabalho nesses ambientes começou em 1992, visto as então perdas de produções para estiagens ou excesso de chuvas intensas que provocavam a erosão, danosa para os solos, pois a água em excesso não infiltrava na terra, escorria na superfície e assim levava junto as camadas mais férteis. “Surgiu em função de uma necessidade. O pessoal da própria comunidade se mobilizou diante das perdas de solos que estavam ocorrendo. A fertilidade estava indo embora”, conta o extensionista da Emater/RS-Ascar Albino Motter, como se deu o engajamento coletivo para a melhoria, com o apoio da instituição de assistência técnica, prefeitura, cooperativa Cotrimaio e Embrapa. Como marco da melhoria, em 1995 já foi possível promover no município um dia de campo que atraiu 5 mil agricultores de outras regiões do Estado justamente para mostrar o trabalho de preservação desenvolvido pelos produtores. “Foi um trabalho completo. Não só um olhar para a questão das lavouras, mas a propriedade como um todo. Porque envolveu a recuperação de mata ciliar, a proteção de nascentes, o manejo da parte sanitária do saneamento da propriedade, com fossa séptica e sumidouro. O todo da propriedade para deixar bem organizada”, descreve. “Envolveu o todo da propriedade. Isso de uma certa forma permaneceu e continuou até os dias atuais”, acrescenta. Plantio direto e terraços O extensionista relata que, com a chegada do plantio direto, o que deixou os solos mais protegidos, muitos agricultores retiraram os terraços, pois entendiam não serem mais necessários para bloquear a vazão da água da chuva na superfície da lavoura, mas depois voltaram a implantá-los. “O terraço faz parte do manejo integrado de solos”, justifica. “Junto das demais práticas.” Ele explica que o município integra o programa Operação Terra Forte, iniciativa do governo estadual para a recuperação e melhoria de solos, e, neste contexto, há o incentivo à implementação de terraços. “No manejo e conservação de solos (no âmbito do programa) entrou a prática do terraceamento, que faz parte do manejo integrado”, explica. Como consequência do melhor manejo dos solos, as perdas de produtividade são amenizadas quando ocorrem as estiagens, comuns no Rio Grande do Suil. “São 30 anos de um histórico de conservação de solo e que teve continuidade”, argumenta. Com a adoção do sistema plantio direto, por volta de 1997 a 2000, os solos se tornaram mais aptos à infiltração de água, o que mitiga os efeitos de longos períodos sem precipitações. “Aquele trabalho inicial teve um bom resultado. Mas eles viram que não era o suficiente, e houve a entrada do plantio direto que começou a melhorar muito mais”, complementa. Atualmente, Motter relata que cerca de 85% das propriedades adotam as recomendadas práticas conservacionistas como rotação, terraços e plantio em nível. Conforme ele, aquelas ações implantadas durante décadas se submeteram a melhorias e evoluções. “Eles já foram melhorando as produtividades. Isso não deixa de ser meio que contínuo, em função da tecnologia embarcada cada vez mais, como melhores variedades. Mas a maior contribuição disso talvez seja a questão da melhoria da estrutura de solo”, descreve. Nesta questão o extensionista destaca a alta produtividade de milho, que precede a segunda safra de soja. No inverno, além de trigo também é cultivada a canola, assim como é explorada a pecuária suína e de leite. Mas os grãos compõem a principal atividade. Águas das estradas Água acumulada nas estradas são conduzidas para o sistema Água acumulada nas estradas são conduzidas para o sistema | Foto: Divulgação / Correio do Povo / CP Motter ainda destaca um sistema diferente adotado pelos agricultores de Doutor Maurício Cardoso, pelo qual a água das chuvas que circula pelas estradas vicinais acabam sendo escoadas para as lavouras, onde são melhor conduzidas pela estrutura do sistema, e assim não provocam danos. “Houve na época uma readequação das estradas colocando a água que se forma na estrada que vai para as lavouras. Portanto, reduz aquele fluxo e mantém a manutenção das estradas, e tem um custo muito menor, porque é muito raro ter que fazer uma pequena manutenção nas estradas do interior”, relata. Fonte: Correio do Povo Postado: Clecio Marcos Bender Ruver

      6 horas atrás
      Brasil goleia Escócia e garante classificação como líder do Grupo C da Copa do Mundo

      Brasil goleia Escócia e garante classificação como líder do Grupo C da Copa do Mundo

      Para quem não conhecia Carlo Ancelotti, muito prazer. Um técnico acostumado aos grandes desafios, aos grandes clubes e às grandes pressões sabe exatamente que até a Seleção Brasileira pode vencer armando uma arapuca. No caso dessa goleada sobre a Escócia por 3 a 0, que classificou o Brasil para a segunda fase em primeiro no Grupo C, a estratégia foi entregar a bola para os adversários, pressionar na hora certa e fazer os gols. Para isso, nada melhor do que um especialista como Vini Jr, autor de dois gols. Matheus Cunha completou a goleada, que marcou a volta de Neymar após 981 dias de ausência na Seleção. Ancelotti tinha sinalizado a escalação de Rayan na vaga de Raphinha e foi isso mesmo que confirmou. O ex-atacante do Vasco entrou bem aberto na direita, sendo ele o responsável pela amplitude (ou seja, alargar o campo). Com a bola, Danilo, Marquinhos e Gabriel Magalhães iniciavam as jogadas. À frente deles, Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá. Mais à frente ainda, Douglas Santos na esquerda, Vini Jr e Matheus Cunha soltos e Rayan. Sem a bola, Vini ficou livre das atribuições defensivas. Mas isso não significa não dar combate na hora certa. Nos primeiros seis minutos, o Brasil permitiu que a Escócia trocasse passes, ganhasse uma falsa sensação de segurança. Era uma armadilha. Aos sete minutos, McKenna quis sair jogando, demorou um segundo a mais do que poderia, foi pressionado por Rayan, desarmado e Vini estava no lugar certo. Na frente do goleiro, não bastou só empurrar para a rede, ele ainda driblou Gunn, deixando-o caído, para só então depositar a bola dentro do gol. Vantagem construída, hora de retomar a estratégia. Escócia com a bola, passes para lá e para cá. E assim, a Escócia é um time ok, mas longe de brilhante. Ou seja, deixa tocar que uma hora a bola volta bem. Voltou mesmo. Matheus Cunha chutou por cima, Vini tentou de trivela, para fora. Então, Vini recuperou a bola em uma roubada. Arrancou, cara a cara com o goleiro, tapinha, 2 a 0. Festa dos brasileiros, lamento dos escoceses. Mas algum burocrata do futebol na cabine do VAR resolveu achar uma microfalta e anular o gol. Tudo bem, volta a estratégia. Controlar o jogo sem necessariamente ter a posse. E assim seguiu criando, chutando com Matheus Cunha e Rayan, ambos perto do gol. Na melhor delas, Vini tabelou com Rayan, cruzou rasteiro, Matheus Cunha concluiu, a defesa salvou em cima da linha e a bola bateu no goleiro antes de sair. Aos 48, Bruno Guimarães fez um cruzamento teleguiado, por cima do goleiro e do zagueiro, na cabeça de Vini Jr. Dali, ela foi para o gol, e pela quarta vez na Copa, gol dele. O primeiro tempo só não terminou 3 a 0 porque o goleiro defendeu logo no lance mais bonito do jogo. Rayan foi lançado por Paquetá, deu um chapeuzinho no zagueiro e bateu de pé direito, mas abafado por Gunn. Segundo tempo Na segunda etapa, o começo foi idêntico. A única mudança foi que, pela primeira vez, a Escócia teve uma conclusão. Cruzamento para a área, McGinn cabeceou e Alisson defendeu firme. Mas logo depois o jogo voltou ao controle. Vini, em contragolpe, recebeu de Paquetá, entrou na área, mas chutou fraco, Gunn defendeu. Na sequência, Vini de novo, dessa vez forte, boa defesa do goleiro. Aos 14, um pouco mais de justiça ao placar. Danilo lançou Bruno Guimarães, que poderia ter feito o dele, mas deixou o espírito altruísta falar mais alto. Ele optou por deixar Matheus Cunha sem goleiro: 3 a 0. A festa era completa, com a torcida brasileira fazendo inveja às demais dessa Copa. Para aumentar ainda mais o barulho, Ancelotti mandou Neymar se juntar à turma do aquecimento. Enquanto isso, Alisson fazia uma defesaça quando Robertson cruzou e McTominay foi no segundo andar para cabecear. As primeiras trocas da Seleção não envolveram Neymar. Casemiro, pendurado, deu lugar a Fabinho. Martinelli entrou no lugar de Lucas Paquetá. Retorno de Neymar O estádio explodiu novamente aos 26 minutos. Foi quando Ancelotti olhou para o banco e chamou o camisa 10. Neymar tirou o colete, ouviu alguma instrução e foi para a beira do campo. Só que a bola não saía, a bola não saía. E quando saiu foi escanteio para a Escócia. Ancelotti não deixou entrar. E outro escanteio para eles. Até que um escocês cabeceou por cima. E, aos 31 minutos, Neymar entrou no lugar de Matheus Cunha, braços abertos, agradecendo aos céus enquanto era ovacionado por 64.478 torcedores. Na primeira participação, ele tentou um passe vertical entre três jogadores, foi curto. Na segunda, deu um passe na medida para Vini Jr, que chutou para boa defesa de Gunn. Vini quase fez o quarto, seu terceiro, quando Rayan arrancou pelo meio e serviu Danilo. O lateral chutou cruzado e Vini Jr se passou um pouquinho da bola, concluindo para fora. As últimas trocas de Ancelotti foram Douglas Santos e Rayan fora para as entradas de Endrick e Alex Sandro. A goleada fez a torcida até esquecer o resultado paralelo. Marrocos chegou aos sete pontos ao vencer o Haiti, mas ficou atrás no saldo. O adversário da segunda fase sairá nesta quinta, possivelmente quem vencer entre Japão e Suécia. Houston, aí vai o Brasil. COPA DO MUNDO — GRUPO C — 24/06/2026 ESCÓCIA (0) Gunn; Patterson (Ralston, 36’/2ºT), Hendry, McKenna e Robertson (Tierney, INT); Fergunson, McLean, Gannon-Doak (Christie, 36’/2Tº), McTominay e McGinn (Curtis, 46’/2ºT); Shankland (Adams, 46’/2ºT). Técnico: Steve Clarke BRASIL (3) Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos (Alex Sandro, 36’/2ºT); Casemiro (Fabinho, 20’/2ºT), Bruno Guimarães e Lucas Paquetá (Gabriel Martinelli, 20’/2ºT); Rayan (Endrick, 36’/2ºT), Vini Júnior e Matheus Cunha (Neymar, 30’/2ºT). Técnico: Carlo Ancelotti GOLS: Vini Jr. (B), aos seis minutos e aos 47min do 1ºT, e Matheus Cunha (B), aos 14min do 2ºT; CARTÕES AMARELOS: Danilo (B) e Christie (E); LOCAL: Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos; PÚBLICO: 64.478 pessoas; ARBITRAGEM: César Ramos, auxiliado por Alberto Morin e Marco Bisguerra (trio mexicano). VAR: Guilherme Pacheco (MEX). PRÓXIMO JOGO COPA DO MUNDO – SEGUNDA FASE BRASIL X 2º DO GRUPO F 29/06/2026 - 14h, EM HOUSTON Fonte: GZH

      6 horas atrás
      Dono de desmanche de Frederico Westphalen preso após polícia encontrar três veículos roubados

      Dono de desmanche de Frederico Westphalen preso após polícia encontrar três veículos roubados

      Três desmanches foram fiscalizados em Frederico Westphalen em operação que investiga crimes patrimoniais relacionados à cadeia automotiva, especialmente furto, roubo, receptação e adulteração de sinais identificadores de veículos. O dono de um estabelecimento foi preso em flagrante. Durante as diligências, em um dos locais vistoriados, as equipes localizaram três veículos com registro de furto/roubo, evidenciando a origem ilícita dos bens. Diante dos fatos, o responsável pelo estabelecimento foi preso em flagrante pelo crime de receptação qualificada, sendo conduzido à Delegacia de Polícia. A Operação Desmanche foi realizada nesta terça-feira, 23 de junho, em ação integrada voltada à fiscalização de estabelecimentos que atuam no comércio de peças automotivas e atividades correlatas. Integram a operação a SSP, Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Rodoviária Estadual (PRE), RGE e Detran. A Polícia Civil destaca que "operações dessa natureza são fundamentais para coibir estruturas criminosas que se beneficiam da receptação de veículos furtados e roubados, contribuindo para a segurança da população e para a proteção do patrimônio dos cidadãos". Fonte e foto: Polícia Civil MB Notícias

      1 dia atrás
      Casa é destruída por incêndio de grandes proporções em Horizontina

      Casa é destruída por incêndio de grandes proporções em Horizontina

      Uma residência foi totalmente destruída por um incêndio de grandes proporções no início da noite desta terça-feira (23), na Rua Buricá, em Horizontina.Notícias de Três As chamas mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros de Horizontina, que receberam apoio de uma guarnição do Corpo de Bombeiros de Três de Maio para o combate ao fogo. Apesar da intensidade do incêndio, não há informações sobre feridos. As causas do sinistro ainda são desconhecidas e deverão ser apuradas. Fonte: Paulo Marques Notícias

      1 dia atrás

      Últimos Vídeos

      Matheus & Kauan - Vou Ter Que Superar (Ao Vivo) ft. Marilia Mendonça

      Matheus & Kauan - Vou Ter Que Superar (Ao Vivo) ft. Marilia Mendonça

      1 ano atrás

      Henrique e Juliano - ARRANHÃO

      Henrique e Juliano - ARRANHÃO

      1 ano atrás

      Luan Santana - ABALO EMOCIONAL

      Luan Santana - ABALO EMOCIONAL

      1 ano atrás

      Marília Mendonça - Leão

      Marília Mendonça - Leão

      1 ano atrás

      Ana Castela ft. ‪@alok‬, ‪@OficialHungria‬ - Lua

      Ana Castela ft. ‪@alok‬, ‪@OficialHungria‬ - Lua

      1 ano atrás

      Zé Neto e Cristiano - Barulho do Foguete

      Zé Neto e Cristiano - Barulho do Foguete

      1 ano atrás

      Últimos Podcasts

      Lorem ipsum, dolor sit amet consectetur adipisicing elit.

      Lorem ipsum, dolor sit amet consectetur adipisicing elit.

      1 ano atrás

      Lorem ipsum, dolor sit amet consectetur adipisicing elit.

      Lorem ipsum, dolor sit amet consectetur adipisicing elit.

      1 ano atrás

      Lorem ipsum, dolor sit amet consectetur adipisicing elit.

      Lorem ipsum, dolor sit amet consectetur adipisicing elit.

      1 ano atrás

      Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit.

      Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit.

      1 ano atrás

      Fale Conosco