Notícias

Redução da área de trigo alerta setor no RS

Redução da área de trigo alerta setor no RS

A Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (Fecoagro/RS) manifesta preocupação com a significativa redução da área destinada ao trigo na safra de inverno de 2026. Levantamento realizado pela Rede Técnica Cooperativa (RTC/CCGL) junto a 21 cooperativas agropecuárias aponta uma retração estimada de 31,5% em relação à safra anterior, reduzindo a área cultivada para aproximadamente 790 mil hectares. O resultado confirma uma tendência observada nos últimos anos. Considerando os quatro ciclos mais recentes, o Rio Grande do Sul reduziu em cerca de 50% sua área cultivada com trigo, evidenciando os desafios econômicos enfrentados pelos produtores e os reflexos sobre uma das culturas mais importantes dos sistemas produtivos de inverno. Além da importância dentro das propriedades, o trigo também assumiu protagonismo na pauta exportadora do Estado. Nos últimos cinco anos, o Rio Grande do Sul produziu cerca de 18,4 milhões de toneladas do cereal, das quais aproximadamente 10,5 milhões de toneladas foram exportadas, representando cerca de 60% da produção estadual. Para o presidente da Fecoagro/RS, Adriano Borghetti, os números acendem um sinal de alerta para todo o setor agropecuário gaúcho. “Isso nos preocupa muito, pois não estamos falando apenas da redução de uma cultura. O trigo exerce um papel estratégico dentro das propriedades, contribuindo para a diluição dos custos fixos anuais e para a rentabilidade do sistema inverno-verão. Quando a área diminui nesse ritmo, todo o sistema produtivo perde eficiência econômica”, afirma. Confirmando os dados fornecidos pelas cooperativas e embasado em outros aspectos técnicos, o gerente de Pesquisa e Tecnologia da RTC/CCGL, Geomar Corassa, destaca que a redução da área está diretamente relacionada à combinação entre riscos climáticos e baixa perspectiva de rentabilidade. “O primeiro fator é a preocupação com o cenário climático. Existe uma expectativa de influência do El Niño, condição que historicamente reduz o potencial produtivo do trigo no Rio Grande do Sul. Em situações normais, isso levaria o produtor apenas a ajustar o manejo e otimizar custos”, explica. No entanto, segundo Corassa, o cenário econômico tem sido determinante na tomada de decisão. “Quando o risco climático se soma aos preços atuais do trigo e às margens apertadas, o produtor deixa de discutir apenas o nível de investimento na lavoura e passa a avaliar se vale a pena cultivar. Em muitas propriedades, a decisão não foi reduzir tecnologia, mas simplesmente não semear a cultura. Esse é o principal fator por trás da forte redução de área observada para esta safra”, ressalta. Para a Fecoagro/RS, os números reforçam a necessidade de medidas estruturantes que permitam recuperar a confiança do produtor, estimular os investimentos e preservar a competitividade das culturas de inverno no Rio Grande do Sul. “Acreditamos no potencial do trigo gaúcho e na importância dessa cultura para o Estado. No entanto, precisamos avançar em políticas de apoio à produção e à comercialização que tragam maior segurança para o produtor. Entre as medidas necessárias está o fortalecimento do seguro rural, especialmente por meio da ampliação dos recursos destinados ao Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), que ajuda a reduzir o custo da contratação das apólices pelos agricultores”, conclui Borghetti. Fonte: Correio do Povo Postado: Clecio Marcos Bender Ruver

3 dias atrás Videoclipes
Onda de frio chega ao RS na próxima semana e derruba temperaturas

Onda de frio chega ao RS na próxima semana e derruba temperaturas

O inverno, que começa neste domingo (21), deve trazer quase imediatamente a primeira onda de frio da estação em 2026. Entre 22 e 30 de junho, há risco de precipitação invernal nas áreas mais altas da Serra Gaúcha, com temperaturas negativas em diversas áreas do estado e risco de geada, segundo a Climatempo. O inverno deve ser atípico não só no RS, mas também em outras regiões do Brasil, por conta do fortalecimento do El Niño. Segundo os meteorologistas, é possível que o fenômeno deste ano fique entre os mais intensos já registrados desde 1950. O inverno deste ano no RS deve ter mais chuva do que o normal e temperatura dentro da média. Os motivos são a passagem de várias frentes frias, a formação de baixas pressões atmosféricas no litoral e a maior frequência de ventos quentes e úmidos vindos do Norte do Brasil. De acordo com os meteorologistas, os dias mais frios do inverno devem ocorrer até o fim de julho, e as temperaturas baixas serão menos persistentes do que o que foi observado em maio e em junho, por causa da chuva mais frequente. A ocorrência de episódios de neve na Região Sul, por exemplo, é mais provável nos primeiros dias do inverno e em julho. Uma frente fria continental deve passar pelo país na segunda quinzena de agosto. Fonte: G1 Foto: Guia Crissiumal

3 dias atrás Videoclipes
Acidente na estrada que liga Novo Machado e Vila Pratos

Acidente na estrada que liga Novo Machado e Vila Pratos

Um automóvel Renault ficou bastante avariado após um acidente ocorrido na noite desta quinta-feira (18), na estrada que liga Novo Machado a Vila Pratos. O acidente aconteceu no trecho que recentemente foi asfaltado. Não há informações sobre as causas do acidente e se algum ocupante resultou ferido. A informação é de que este seria o segundo acidente ocorrido no mesmo trecho no dia de hoje. De manhã a condutora de um Jeep Renegade teria perdido o controle e capotado ao lado da pista. Fonte e fotos: Guia Tuparendi MB Notícias

4 dias atrás Videoclipes
Polícia Civil de Três de Maio prende suspeito na Região Metropolitana e desarticula grupo envolvido em furtos

Polícia Civil de Três de Maio prende suspeito na Região Metropolitana e desarticula grupo envolvido em furtos

A Polícia Civil, por meio do setor de investigação da Delegacia de Polícia de Três de Maio, deflagrou uma operação para apurar uma série de furtos e arrombamentos em veículos ocorridos no município. Os crimes foram registrados principalmente em frente a estabelecimentos comerciais e locais de lazer.Segurança pública Após o trabalho investigativo, os policiais identificaram os suspeitos, que são moradores de cidades da Região Metropolitana, entre elas Sapiranga, Campo Bom e Novo Hamburgo. De posse de mandados judiciais, os investigadores prenderam um homem de 35 anos na cidade de Campo Bom. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos três municípios, resultando na apreensão de objetos furtados das vítimas e de materiais utilizados pelo grupo na prática dos crimes. As investigações seguem para identificar outros possíveis envolvidos e esclarecer todos os fatos relacionados aos furtos registrados em Três de Maio. Fonte: Paulo Marques Notícias Postado: Clecio Marcos Bender Ruver

4 dias atrás Videoclipes
Carreta carregada com bobinas de papelão pega fogo após saída de pista na ERS-135 em Erechim

Carreta carregada com bobinas de papelão pega fogo após saída de pista na ERS-135 em Erechim

Uma carreta carregada com bobinas de papelão saiu da pista e foi destruída por um incêndio na tarde desta quinta-feira (18), no km 72 da ERS-135, junto ao trevo de acesso à Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Erechim. De acordo com informações apuradas no local pelo repórter Jeferson Vargas, o motorista relatou que o veículo apresentou um problema mecânico, o que teria provocado a perda de controle da direção. Após sair da pista, a carreta foi tomada pelas chamas e ficou completamente destruída. Apesar da gravidade da ocorrência, o condutor conseguiu deixar o veículo a tempo e não sofreu ferimentos. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Erechim e da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) foram acionadas para atender a ocorrência, realizar o combate ao incêndio e prestar apoio no local. As causas do acidente serão investigadas pelas autoridades competentes. Fonte: Grupo Planalto de Comunicação

4 dias atrás Videoclipes
Governo do Estado lança Rede de Voluntariado da Defesa Civil em preparação para possíveis efeitos do El Niño

Governo do Estado lança Rede de Voluntariado da Defesa Civil em preparação para possíveis efeitos do El Niño

Texto: Ascom Defesa Civil e Secom Edição: Secom O governo do Estado instituiu, nesta quarta-feira (17/6), a Rede de Voluntariado da Defesa Civil, que conta com plataforma específica para gestão e cadastramento de voluntários. O decreto foi assinado pelo governador Eduardo Leite durante o lançamento do Programa Estadual de Preparação para Eventos Extremos (Prepara RS - El Niño), que estrutura a mobilização estadual diante dos potenciais efeitos associados ao fenômeno climático previsto para 2026 e 2027. Plataforma de Voluntariado - Prepara RS Apresentada durante o evento, a Plataforma de Voluntários está disponível no site da Defesa Civil e busca coordenar e qualificar a atuação voluntária. Pessoas físicas, empresas e organizações interessadas poderão se inscrever para atuarem como voluntários em ações de proteção e defesa civil. No momento do cadastro, é possível, ainda, indicar especialização, área de atuação e disponibilidade de dias e horários para garantir um direcionamento rápido, organizado e efetivo Governo do Estado lança Programa Prepara RS para enfrentamento dos potenciais efeitos do El Niño “O voluntariado foi um diferencial nas cheias de 2024: milhares de pessoas procuraram o governo do Estado para fazer parte e ajudar naquele momento. A gestão desses voluntários precisa ser organizada. Então, desenvolvemos uma plataforma em que as pessoas podem se cadastrar a partir das suas vocações. A ferramenta nos auxiliará no gerenciamento dessa mobilização”, explicou Leite. “A disposição e a solidariedade das pessoas serão um importante apoio durante possíveis eventos extremos.” O chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, ressaltou que, numa situação de emergência, na qual o cenário pode apresentar diferentes graus de criticidade, a correta gestão do corpo voluntário garante a eficiência do trabalho e a segurança de todos os envolvidos. “Nossas vivências de 2023 e de 2024 trouxeram muitos aprendizados, pois demonstraram a enorme solidariedade da população. Contudo, as estruturas à época não estavam preparadas para fazer a gestão dessa força de trabalho de forma mais apropriada. A plataforma foi criada para transformar essa disposição em uma capacidade organizada de resposta, permitindo identificar rapidamente voluntários, com respectivas habilidades, disponibilidade e localização, tornando a mobilização mais eficiente e segura para todos”, afirmou Boeira. A Rede de Voluntariado atuará: como mecanismo de apoio em situações de emergência e calamidade pública; no apoio a populações vulneráveis; em campanhas de conscientização, educação e capacitação; em atividades culturais, ambientais, educacionais, sociais e de saúde pública; e no suporte logístico e humanitário a ações públicas e comunitárias. Na Plataforma de Voluntários, o usuário informa seus dados básicos e inicia um curso introdutório sobre voluntariado e defesa civil. Ao fim do curso, o participante recebe um certificado, documento obrigatório para atuação como voluntário da Defesa Civil. A ativação da rede se dará a partir da identificação da necessidade por parte da própria Defesa Civil. O voluntário cadastrado será contatado diretamente. A rede está amparada na Lei Federal nº 9.608/1998 e na Lei Estadual nº 1.732/2002 e segue o disposto pela Lei Complementar nº 16.263/2024, que institui a Política Estadual de Proteção e Defesa Civil (Pepdec). Durante o evento, também foram assinados o decreto que institui o Prepara RS - El Niño; a resolução que aprova a destinação de R$ 32,9 milhões aos municípios para ações de preparação e mitigação; e a contratação integrada para construção do Centro Estadual de Logística Humanitária (Celog). Postado: Clecio Marcos Bender Ruver

5 dias atrás Videoclipes
Homem foi preso depois de furtar carne em Três Passos

Homem foi preso depois de furtar carne em Três Passos

A Brigada Militar de Três Passos prendeu um homem por furto a estabelecimento comercial na manhã desta quarta-feira (17/06). Após receber informações sobre o fato e as características do indivíduo, a guarnição iniciou imediatamente as diligências, localizando e abordando o homem. Durante a ação, foram encontradas, em sua mochila, as mercadorias furtadas. Diante dos fatos, o homem foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais cabíveis. A ocorrência foi atendida por policiais militares do 7º BPM. ✍️ Comunicação Social 7º BPM Postado: Clecio Marcos Bender Ruver

5 dias atrás Videoclipes
Brigada Militar apreende quase 10 mil maços de cigarros contrabandeados e prende três homens em Três de Maio

Brigada Militar apreende quase 10 mil maços de cigarros contrabandeados e prende três homens em Três de Maio

Ação do 44º BPM resultou na apreensão de carga avaliada em mais de R$ 200 mil Brigada Militar / Divulgação A Brigada Militar prendeu três homens e apreendeu uma grande carga de cigarros contrabandeados na terça-feira (16), na localidade de Manchinha, interior de Três de Maio. A ação foi realizada por policiais militares do 44º Batalhão de Polícia Militar (44º BPM), após trabalho de inteligência que levou ao monitoramento e à abordagem de dois veículos, uma Chevrolet Montana e uma Chevrolet S10. Durante a fiscalização, os policiais localizaram e apreenderam aproximadamente 9.970 maços de cigarros de origem estrangeira introduzidos ilegalmente no país. Três homens, de 27, 35 e 43 anos, foram presos em flagrante. Os suspeitos receberam voz de prisão e foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Santo Ângelo para os procedimentos legais. A carga apreendida permanecerá à disposição da Receita Federal. Conforme a Brigada Militar, o prejuízo estimado ao crime é de aproximadamente R$ 203 mil. Fonte: Paulo Marques Notícias Postado: Clecio Marcos Bender Ruver

5 dias atrás Videoclipes
Fale Conosco